Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
O tema escolhido por Felipe Terra não poderia ser mais atual: propaganda eleitoral. Mas essa atualidade não decorre propriamente de termos pleitos de dois em dois anos e, portanto, discussões sobre a propaganda eleitoral são naturalmente frequentes; a atualidade aqui se relaciona com uma espécie de esquizofrenia que caracteriza o tratamento da propaganda eleitoral no país. O direito brasileiro tem produzido muitos e belos trabalhos sobre a liberdade de expressão em geral. A doutrina continua a enfatizar, e também a jurisprudência do STF, a posição preferencial da liberdade de expressão sobretudo no contexto do debate político em uma democracia, o que deveria incluir, obviamente, o debate eleitoral.
Curiosamente, porém, a despeito dessas assertivas parecerem bastante consensuais em tese e no plano teórico, quando o tema específico da propaganda eleitoral se aproxima, ele parece alterar substancialmente as percepções na matéria. Ao contrário da ideia de uma liberdade preferencial, a premissa aqui parece ser a de que a propaganda eleitoral não seria, afinal, uma manifestação da liberdade de expressão, mas algo indesejável, ruim, sujo (e que suja), e que deveria ser restringido tanto quanto possível.
Ana Paula de Barcellos Professora Titular de Direito Constitucional da UERJ
Nome
CAMPANHAS POLITICAS, LIBERDADE DE EXPRESSAO E DEMOCRACIA: O CASO DAS PROPAGANDAS ELEITORAIS ANTECIPADA E NEGATIVA
CodBarra
9788551905272
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
20/03/2018
Páginas
480
Peso
700,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.