Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
CONSTRUÇAO DO CURRICULO NO COTIDIANO...METODOLOGICA
As ideias trazidas para esta obra tiveram origem na pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Essa investigação deu-se pela busca de um referencial teórico-metodológico que possibilitasse a construção/reconstrução do currículo. O principal ponto dessa investigação foi a articulação do quê e do como da educação, a partir da teia, envolvendo as relações pessoais, sociais e ambientais que se tecem no cotidiano escolar. O processo dessa construção abriu caminhos para o redimensionamento das relações em âmbito interno da escola, criando uma estrutura organizacional condizente que possibilitou a participação de todos os envolvidos em um projeto coletivo, no qual o currículo tornou-se o núcleo. Ressaltamos que o desejo de querer mudar presente no discurso do grupo da escola não foi suficiente para a realização de todas as mudanças almejadas naquele momento, visto que suas práticas pedagógicas estavam permeadas pelo discurso hegemônico da ideologia dominante. Entretanto, o desafio foi lançado e o grupo iniciou o processo de mudanças como, por exemplo: o espaço da coordenação pedagógica abriu-se para momentos estudos e da própria pesquisa com planejamento das ações da escola coletivamente; alguns professores retomaram seus projetos pedagógicos com mais interesse e ao mesmo tempo influenciaram a participação de outros colegas; os estudantes conquistaram espaços com mais vozes e com direito de se manifestarem e interferirem no redimensionamento do currículo; os estudantes se diziam mais felizes com nova proposta e passaram a se interessar mais pelo processo de aprendizagem formal; presenciamos uma maior aproximação das(os) mães/pais da escola; os servidores se envolverem mais com a escola e sentindo-se pertencente a ela.
Nome
CONSTRUÇAO DO CURRICULO NO COTIDIANO DAS RELAÇOES: UMA PROPOSTA METODOLOGICA
CodBarra
9788544423639
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
12/12/2018
Páginas
92
Peso
290,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.