Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
Esta obra remete ao entendimento da conformação profissional do professor alfabetizador a partir das histórias de vida de professoras alfabetizadoras bem-sucedidas. A compreensão dos mecanismos da produção do sucesso escolar, com base nas experiências de quatro alfabetizadoras, que atuaram no estado de São Paulo, no período de 1950 a 1980, tem o compromisso de sistematizar elementos para a identificação das características referentes ao desempenho docente no ato do ensino da leitura e escrita e às educacionais comprometidas com a formação do professor alfabetizador. Tal investigação permite detectar subsídios, saberes e relações que estiveram presentes na formação e no cotidiano das educadoras, durante o exercício do magistério e na aposentadoria. A descrição e análise das práticas pedagógicas das alfabetizadoras e das histórias de vida revelam as especialidades do trabalho docente que garantiram o sucesso escolar de todos os alunos, no ensino da leitura e escrita. A pesquisa sobre as professoras alfabetizadoras bem-sucedidas foi estudada por meio de perguntas: que tipo de saberes, práticas e representações as educadoras acumularam e quais orientaram a organização bem-sucedida do trabalho docente, principalmente, na área de alfabetização? Em que medida a história de vida pessoal, escolar e profissional pesou na desenvoltura pedagógica do trabalho de alfabetização? O presente livro apresenta-se como uma referência para o campo da alfabetização, da história de vida de educadores e para educacionais de formação de alfabetizadores e para pensar no desenvolvimento profissional docente. O texto permite aos docentes de qualquer nível de ensino a identificação com as histórias de vida registradas e com a repercussão das práticas pedagógicas reveladas na aprendizagem dos alunos. O estudo realizado a respeito das práticas de ensino elucida ainda a articulação de aspectos inerentes ao trabalho docente, como: práticas iniciais do ano letivo, habilidades básicas para o ensino da leitura e escrita, procedimentos metodológicos do processo de alfabetização, práticas avaliativas e práticas incentivadoras.
Nome
HISTÓRIAS DE VIDA DE ALFABETIZADORAS BEM-SUCEDIDAS - SABERES E PRÁTICAS
CodBarra
9788547328283
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
03/06/2019
Páginas
231
Peso
200,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.