Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade..
O FUTURO DOS EMPREGOS: COMO O BARATEAMENTO...EMPRESAS
QUAIS SERÃO AS CONDIÇÕES DE EMPREGOS E LOCAIS DE TRABALHO NO FUTURO
A queda dos preços, as facilidades das novas tecnologias e telecomunicações, farão com que as empresas reformulem seus conceitos de empregos. Como empresas e empregados devem adaptar-se a esta nova realidade. Este é o tema do livro “O Futuro dos Empregos” de Thomas W. Malone, da Harvard Business School Press.
Imagine organizações em que os chefes dêem aos funcionários liberdade para decidir o que fazer e quando; escolher seus próprios chefes e participar diretamente em decisões importantes da empresa; organizações em que a maioria dos trabalhadores é de freelancers conectados por meios eletrônicos, morando onde quiserem; que toda essa liberdade permite que as pessoas obtenham mais daquilo que realmente querem da vida: dinheiro, trabalho interessante, a chance de ajudar os outros e tempo com suas famílias. Em “O Futuro dos Empregos”, o renomado teórico da destacada iniciativa do MIT, “Inventing the Organizations of the 21st Century”, mostra onde isto já acontece e como pode ser mais freqüente no futuro.
Malone afirma que uma convergência de fatores tecnológicos e econômicos, particularmente a rápida queda dos custos da comunicação, está provocando mudanças profundas nas organizações. Pela primeira vez será possível ter o melhor dos dois mundos: as eficiências econômica e de escala das grandes organizações, e os benefícios humanos das pequenas (liberdade, motivação e flexibilidade).
Inspirado pelo idealismo da década de 70, Malone escreveu em um ensaio que não queria se confinar a um mero emprego, mas atacar algum problema mundial que desafiaria suas habilidades. Desde aquela época ficava “intrigado, principalmente, com o problema da tecnologia que supera a capacidade da sociedade de se adaptar a ela”.
O desejo que expressou determinou sua vida profissional e constitui a essência deste livro. Malone ficou cada vez mais interessado nas complexidades de organizar grandes grupos de pessoas (nos negócios, em outras organizações e nas sociedades). Direcionou o foco de seu campo de estudo e pesquisa na forma como grupos de pessoas poderiam usar novas tecnologias de informação para organizar seu trabalho de novas maneiras. Algum tempo depois, começou a construir a base de uma teoria sobre a física da organização, chamada de teoria da coordenação.
Malone se interessou, especificamente, em usar a teoria da coordenação para entender como mudanças dramáticas em alguns fatores básicos que modelam as organizações comerciais — como custos de comunicação — estavam tornando possíveis novos tipos de organização. Um dos princípios fundamentais deste livro mostra que, ao reduzir os custos de comunicação, as novas tecnologias de informação estão nos impulsionando a maneiras descentralizadas de organizar o trabalho.
De acordo com o autor de “O Futuro dos Empregos”, “estamos à beira de um novo mundo do trabalho, em que muitas organizações não terão mais um centro — ou, mais especificamente, em que teremos quase tantos “centros” quanto pessoas”.
Sobre o Autor Thomas E. Malone é titular da cadeira Patrick J. McGovern de administração na MIT Sloan School of Management e fundador e diretor do MIT Center for Cordination Science.
Nome
O FUTURO DOS EMPREGOS: COMO O BARATEAMENTO DOS CUSTOS E A UTILIZAÇAO DAS TELECOMUNICAÇOES VAO ALTERAR A ORGANIZAÇAO OPERACIONAL, AS CONDIÇOES DE TRABALHO E A VIDA DAS PESSOAS NAS EMPRESAS
CodBarra
9788589384841
Segmento
Ciências
Encadernação
Brochura
Idioma
Português
Data Lançamento
01/01/2005
Páginas
201
Peso
430,00
Configurações de Cookies
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Você pode escolher quais cookies deseja ativar.
Esses cookies são essenciais para o funcionamento do site e não podem ser desativados.
Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site.
Esses cookies permitem que o site memorize suas preferências.
Esses cookies são usados para personalizar anúncios.