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Transformações da política na era da comunicação de massa de Wilson Gomes, lançamento Paulus, vem mostrar o que não representa mais nenhuma novidade hoje em dia, a dependência, por parte da atividade política, dos recursos e das linguagens da comunicação de massa. Políticos profissionais planejam as suas ações com um olho no jogo político partidário e outro no jornalismo; governantes nem podem se dar ao luxo de abrir mão de um conjunto de profissionais de comunicação habilitados a uma gestão eficiente da sua imagem; ninguém que tenha recursos e competência se apresenta a uma eleição sem considerar as suas chances em face de cada um dos emes fundamentais: media, money e marketing. Só que em alguns casos a obviedade em demasia tende a simplificar demais o olhar. Todos parecem saber demais sobre a política que se tornou um mero espetáculo da mídia, sobre o fato de que os políticos deixaram de ser agentes para serem atores da cena televisiva, sobre o fato de que os marqueteiros e os consultores de comunicação é que afinal decidem as eleições. Este livro pretende de algum modo desafiar esse conjunto de certezas. Para isso, põe-se a examinar de perto cada uma das teses que tratam da interface entre comunicação e política: a profissionalização da política através das consultorias de comunicação, a cobertura jornalística da política, a construção das imagens políticas e a luta pela imposição da imagem predominante dos políticos, a fabricação da opinião pública, o controle político da comunicação, a espetacularização da política. Depois, contrapõe à evidência presente o argumento histórico: o que a política se tornou parece muito diferente daquilo que a política sempre foi? Por exemplo, fala-se hoje que a competição pela produção de imagens públicas consome grande parte das energias no campo político, mas esquece-se que as prescrições de Maquiavel aos príncipes incluíam cuidadosos conselhos para a gestão de imagens. Por fim, o autor procura examinar o que é de fato novidade e o que permanece constante na atividade política contemporânea. A política, afinal, é atividade variada, dotada de muitos sistemas de práticas e habilidades e com diversos propósitos. Assim, parece sensato perguntar-se se nas sociedades da comunicação de massa mudou a política como um todo ou apenas um dos seus sistemas? Em uma formulação original, o autor propõe que aquilo que mudou na política contemporânea em função da comunicação de massa é justamente uma dimensão da política que historicamente se modifica em virtude das alterações do meio ambiente da comunicação pública, permanecendo todo o resto inalterado. É uma leitura proveitosa para o estudante de graduação de Comunicação, Sociologia e Ciência Política, para qualquer leitor interessado nas questões decisivas situadas na interface entre política e mídia, mas é também um material sugestivo para incrementar o debate de ponta na área de pesquisa da Comunicação Política.
Nome
TRANSFORMAÇOES DA POLITICA NA ERA DA COMUNICAÇAO DE MASSA
CodBarra
9788534921695
Segmento
Humanidades
Encadernação
Brochura
Idioma
Português, Francês
Data Lançamento
01/03/2004
Páginas
451
Peso
491,00
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